Quem Somos



A AJA - Ações Educacionais pelos Animais é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Santa Cruz do Sul cuja missão é educar, proteger, denunciar abusos, cuidar e divulgar os direitos dos animais.


Nossos principais objetivos são:

  • Desenvolver a educação ambiental, despertando o publico infanto-juvenil e adulto para o respeito a todas as formas de vida; 
  • Promover a defesa e o bem-estar animal;
  • Trabalhar pelo cumprimento e aperfeiçoamento das leis que defendem os animais;
  • Promover e participar de projetos e ações que visem ao bem-estar animal;
  • Apoiar campanhas de adoção.


Nossas Ações
AJA - Respeitando Vidas
Público Alvo: Crianças
O programa se reveste de algumas etapas necessárias à compreensão das crianças e, para tal, utiliza-se de uma técnica de slides ilustrativos que, de forma lúdica, esclarece que os cuidados com a higiene e saúde do animal, reverterão em saúde para a família também. A seguir, a temática da adoção é explicada à criança para que ela compreenda que adotar é um gesto de amor que livrará o animal de todo sofrimento que o abandono provoca e dos maus tratos.
​O ensinamento segue com a exibição do filme “Fulaninho, o cão que ninguém queria” que conta a história de um cãozinho que foi abandonado cuja mensagem reforça a importância da adoção, enaltecendo, ainda, a compaixão, a importância da família e de um lar que lhe dará carinho e toda atenção que merece. Encerramos o encontro com uma música, com letra que contempla todo conteúdo abordado, enfocando a necessidade de cuidarmos dos animais e de jamais abandoná-los.

AJA - Respeitando Vidas
Público Alvo: Jovens e adultos
Contempla uma série de slides e vídeos que sensibilizam o público para a problemática realidade em que vivem muitos animais, como também informa e esclarece as leis de proteção aos animais existentes no Brasil. Por fim, este programa encoraja, elucida e ensina todos os passos para se fazer uma denúncia de maus tratos ou flagrantes de abandono. ​Ressaltamos, neste aspecto, a importância de sermos efetivamente cidadãos, fazendo a nossa parte ao darmos nossa voz em ações de proteção aos animais vítimas da violência e que, por si não podem se defender.


Qualidade de Vida Humana e Animal - Zoonoses
Público Alvo: Jovens e adultos
Certamente a convivência entre animais e humanos é muito benéfica para ambos, no entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.
O pêlo, a saliva, as patas, as fezes e a urina de gatos e cachorros abrigam diversos microorganismos capazes de provocar doenças.
Nesse programa procuramos mostrar formas de prevenção contra Zoonoses.


Caixas - Reflexão Sobre Bem Estar Animal
Público Alvo: Crianças, jovens e adultos
Utilização de forma lúdica, onde bichinhos de pelúcia estão em diferentes situações de maus tratos, o público é convidado a observar os contextos, fazendo uma reflexão das condições do ambiente e do animal, percebendo o que se torna necessário para o animal ser feliz e saudável.