sábado, 8 de outubro de 2011

Artigo da Gazeta 04/10

Reportagem escrita a partir de artigo da diretora geral da AJA, Clarice Paim Arnold, à Gazeta do Sul, publicada em 04/10.

Dia para celebrar a vida animal
Michele Treichel
    O Brasil tem a segunda maior população de animais domésticos do mundo e, assim como outros 45 países, aderiu ao Dia Mundial dos Animais, comemorado oficialmente hoje. A data também celebra São Francisco de Assis, considerado o patrono dos animais e da ecologia. A ideia surgiu em 1931, na Itália, mas com o passar do tempo e com o aprofundamento do estudo da ética e de várias ciências ligadas à natureza, a proposta de respeitar a vida ganhou peso e base científica. A cada dia, a causa tem conquistado mais espaço e novos defensores.
    Segundo a diretora geral da ONG Ações de Justiça pelos Animais (AJA), Clarice Paim Arnold, atualmente a proteção animal é encarada de outra forma.
    "Não é mais possível desvincular a destruição do planeta ao uso da indústria de exploração animal e a todas as outras formas de crueldade de que os animais são vítimas indefesas." Destaca, no entanto, que ao longo da história a relação homem/animal tem sido injusta. "Percebemos que temos pouco a comemorar, pois são muitos erros e atrocidades cometidos contra os animais por falta de conhecimento, por ganância ou em nome de tradições culturais equivocadas", comenta.
    Ainda hoje, mesmo com diversas campanhas de conscientização, a violência contra os animais é comum, como abandono, maus-tratos e outras ações condenadas pelos defensores da causa. Por outro lado, no entanto, cresce em todo o mundo o número de protetores dos bichos. "São pessoas muito adiante em seu tempo, sensíveis, profundamente honestas consigo e com a criação. Participam em defesa dos animais porque entendem que, da mesma forma que os humanos, são seres sencientes." Para Clarice, a capacidade de sentimento dos animais faz com que toda exploração seja interpretada e considerada crime.
    Aproveitando a passagem do dia 4 de outubro, a ONG AJA ressalta a importância de se refletir sobre o assunto. "Existe um caminho a ser seguido, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto aos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, quanto ao direito a afeto e liberdade", comenta. Para marcar a data, a equipe da entidade estará hoje na Escola Estadual Alfredo Kliemann, ocasião em que apresentará o filme Fulaninho, o cãozinho que ninguém queria. A proposta é ensinar os cuidados básicos com os pets. "Os animais são nossos companheiros de tempo e de espaço e, portanto, são criaturas que merecem compartilhar uma vida digna e feliz."


Saiba mais
A ONG Ações de Justiça pelos Animais (AJA), de caráter educacional, foi lançada recentemente  em Santa Cruz do Sul. O seu objetivo é conscientizar as pessoas desde cedo sobre o caráter sagrado da existência. A diretora geral da AJA, Clarice Paim Arnold, ressalta o pensamento do promotor de justiça e defensor dos animais, Laerte Levai, que defende que os bichos se tornaram monopólio e objeto da vaidade e da ganância dos homens. "Lamentavelmente, longe desses seres inocentes está a Justiça", lastima Clarice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário