terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Artigo Gazeta 07/12/2011

Artigo publicado pelo jornal Gazeta do Sul em 07/12/2011 sobre a AJA e seu trabalho na conscientização de crianças e adultos para os cuidados com os animais. Escrita por Michelle Treichel.

A ONG Ações de Justiça pelos Animais (AJA) mobiliza a sociedade de Santa Cruz do Sul para apoiar a causa animal. Além das atividades de conscientização que já estão sendo realizadas em diversas escolas, a organização também espera contar com o apoio e a sensibilidade do Legislativo local. Na última segunda-feira, voluntários estiveram no plenarinho da Câmara de Vereadores, quando demonstraram um pouco sobre os trabalhos e ações desenvolvidas pela entidade.
Em apenas dois meses, a ONG AJA mobilizou mais de 450 crianças e jovens nas escolas estaduais Alfredo Kliemann e José Wilke e Escola Municipal Menino Deus, onde apresentou as diretrizes do projeto educacional AJA, respeitando a vida. Durante os encontros também foram apresentados slides educativos e o filme Fulaninho, o cão que ninguém queria. Segundo a integrante Clarice Paim Arnold, a educação é uma medida preventiva e desperta para a importância dos cuidados e da responsabilidade com a vida animal. Os próximos encontros da equipe da ONG serão no dia 8 de dezembro, no Sesi, com crianças e jovens nos turnos da manhã e da tarde. Segundo Clarice, a mobilização não será pontual nos educandários, mas continuada e com ações durante todo o ano letivo. "O entusiasmo e o carinho das crianças ao participar renova em cada um dos integrantes da AJA a perseverança e a vontade de prosseguir em seus objetivos." Destaca, ainda, que é grande a adesão da comunidade santa-cruzense.
A organização também defende que é possível praticar ações paralelas, tanto para o bem dos humanos como dos animais. A própria Clarice Arnold já esteve nos Estados Unidos, defendendo os direitos das crianças e dos adolescentes na Universidade de Winsconsin (Milwaukee), onde apresentou o Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, lembra que a defesa dos bichos é uma questão de saúde pública. "Cuidar bem dos animais certamente implicará saúde para a população, reduzindo nos postos de saúde os índices de zoonoses."

Vida de luta
A professora universitária Clarice Paim Arnold alia suas atividades profissionais à paixão pela causa animal. Segundo consta, foi ao lecionar a disciplina de Direito Ambiental que percebeu o abismo entre a legislação nacional de proteção aos animais e a realidade vivida pelos bichos. "Falta a conscientização maior de alguns segmentos da população com relação às necessidades de efetivarmos políticas públicas municipais de proteção e de inclusão dos direitos para o bem-estar dos animais." Sua caminhada em defesa dos bichos começou em 2003 e, desde então, já integrou ONGs em Florianópolis e Caçador. Hoje morando em Santa Cruz, Clarice assumiu a parte educacional da ONG AJA e pretende continuar difundindo a importância da consciência e da responsabilidade com a vida animal.

Saiba mais
A ONG Ações de Justiça pelos Animais (AJA) foi criada neste ano em Santa Cruz do Sul e tem a missão de proteger, denunciar abusos, cuidar e divulgar os direitos dos animais. A entidade não recolhe animais, por entender que a atitude não educa e ainda incentiva o abandono. Segundo Clarice, para o bem-estar animal devem ser conjugadas ações essenciais: educar, castrar, adotar e punir. "O poder público deverá assumir as castrações e as punições, deixando a educação e as campanhas de adoção para ONGs e demais voluntários dispostos a ajudar," A intenção é fazer com que Santa Cruz se torne referência em bem-estar animal, assim como cidades como Florianópolis, Bagé e Porto Alegre.

Um comentário:

  1. Ótima esta iniciativa, muitas vezes nos deparamos com situações de maus tratos a animais e nem sabemos a quem recorrer>nos conforta saber que mais pessoas estão abraçando esta causa na maioria das vezes esquecida pelos humanos!

    ResponderExcluir