sábado, 2 de junho de 2012

Reportagem Gazeta do Sul em 30/05/2012 - "Amor pelos Animais mobiliza rede escolar"

Amor pelos animais vai às escolas

Michelle Treichel


A ONG Ações de Justiça pelos Animais (AJA) está engajada na conscientização das crianças de escolas de Santa Cruz do Sul. O trabalho de valorização e respeito pelos animais atingiu mais de 570 alunos em 2011 e este ano já mobiliza novos educandários. Nessa sexta-feira, as atividades estiveram centralizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Petituba, no Bairro Santo Inácio. Em torno de 150 estudantes do 1º ao 5º ano tiveram uma tarde especial com as voluntárias da ONG.

Durante Encontro Educacional AJA Respeitando a Vida, são apresentados slides com os cuidados básicos com os animais de estimação. Os pequenos também têm a oportunidade de assistir ao filme O Fulaninho, o Cão que Ninguém Queria, divulgado pelo Instituto Nina Rosa. O vídeo conta a história de um cachorro abandonado e mostra como as pessoas podem mudar a realidade do descaso. No final da atividade, o momento é de integração e todos cantam juntos a canção Natureza Feliz.

Conforme a diretora educacional da ONG AJA, Clarice Paim Arnold, em todos os encontros há muita sintonia das crianças com o tema. “A educação é uma medida preventiva e desperta para a importância dos cuidados da responsabilidade com a vida animal”, explica. A ideia é, futuramente, elaborar uma cartilha para ser trabalhada pelas escolas durante o ano letivo. Além disso, a proposta é iniciar um trabalho voltado também para a conscientização de jovens e adultos. 



Saiba mais

A ong AJA (Ações de Justiça pelos Animais) tem a missão de educar, proteger, denunciar abusos, cuidar e divulgar os direitos dos animais em Santa Cruz do Sul. Entre os objetivos da entidade, está a promoção da educação ambiental, despertando o respeito a todas as formas de vida. A entidade busca constantemente parcerias, recursos e ajuda humanitária para que possa dar continuidade ao trabalho de conscientização, castração,  atendimento a denúncias e promoção assistencial aos abrigos que mantêm animais. Os interessados podem colaborar com recursos materiais e humanos. Saiba mais sobre o trabalho no blog ajaong.blogspot.com.br. Contatos pelo email ajaong@gmail.com ou claricepaim@hotmail.com.br.


Bom exemplo desde cedo

A pequena Samanta Almeida de Oliveira, de 9 anos, é estudante do 3º ano da Escola Petituba e ontem acompanhou o encontro educacional da ONG AJA. “É muito importante que as pessoas cuidem e respeitem os animais”, comenta. Moradora do Bairro Santo Inácio, desde cedo Samanta é uma defensora da causa e mostra bom exemplo em casa. A gatinha Imita foi adotada pela família no ano passado e o cão Lord completa 3 anos no próximo mês de julho. “Amamos os nossos bichinhos e cuidamos muito bem deles.”

Para a diretora Soraia Maria Kaercher, a iniciativa das voluntárias da entidade é louvável, pois as crianças são propagadoras de conhecimento e podem se tornar adultos mais conscientes. “A ONG AJA veio para enriquecer ainda mais o trabalho que já realizamos sobre a importância do amor aos animais.” A educadora destaca que os alunos possuem um carinho especial pelo tema e aguardaram ansiosos pela atividade. “Estamos muito felizes porque é a primeira vez que uma entidade relacionada à causa animal se propõe a fazer um trabalho aqui.”

Professora dos felinos

A orientadora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Petituba, Adelaide Fronchetti, é apaixonada pelos animais, especialmente por suas gatinhas Sofia e Naomi. “Elas são minhas grandes companheiras e estão sempre junto comigo”, conta. Os felinos acompanham a família até mesmo nos passeios na chácara. Além disso, a educadora alimenta um gatinho de rua, que diariamente vai até sua residência em busca de alimento, mesmo sendo meio arredio. Adelaide também adotou um cachorro abandonado, que hoje vive feliz no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário