domingo, 3 de março de 2013

O que é o programa educacional AJA, RESPEITANDO VIDAS


                                                     
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS
Somos uma organização sem fins lucrativos cujo enfoque central de todo nosso trabalho reside em ações educacionais de respeito à vida dos animais de estimação voltadas ao público infanto-juvenil e adulto. Entendemos que através da educação poderemos resgatar uma sociedade pacífica e harmoniosa na convivência entre as pessoas e os animais, fortalecendo-a em seus pilares éticos e morais de respeito às vidas que se expressam em suas mais variadas formas. Essa proposta lembra um pensamento de Thomas Alva Edison: “a não-violência nos conduz aos mais altos conceitos de ética, que é o objetivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens”.
O programa se reveste de algumas etapas necessárias à compreensão das crianças e, para tal, utiliza-se de uma técnica de slides ilustrativos que, de forma lúdica, esclarece que os cuidados com a higiene e saúde do animal, reverterão em saúde para a família também. A seguir, a temática da adoção é explicada à criança para que ela compreenda que adotar é um gesto de amor que livrará o animal de todo sofrimento que o abandono provoca e dos maus tratos.
O ensinamento segue com a exibição do filme “Fulaninho, o cão que ninguém queria” que conta a história de um cãozinho que foi abandonado cuja mensagem reforça a importância da adoção, enaltecendo, ainda, a compaixão, a importância da família e de um lar que lhe dará carinho e toda atenção que merece. Encerramos o encontro com uma música, com letra que contempla todo conteúdo abordado, enfocando a necessidade de cuidarmos dos animais e de jamais abandoná-los.
Em cumprimento a esse propósito pedagógico, em 05 outubro de 2011, inauguramos com ousadia e ineditismo o programa educacional infantil intitulado “AJA, RESPEITANDO VIDAS”, dando início a uma série de encontros em escolas e grupos comunitários de Santa Cruz do Sul, levando em cada educandário nossa mensagem de paz, compaixão, respeito e cuidados à vida dos animais de estimação.
Em dezembro de 2012, no fechamento de seus trabalhos, o programa educacional para crianças percorreu 1 grupo de Escoteiros e mais 24 escolas públicas e particulares da cidade, perfazendo um total de 36 encontros com a participação de 3.538 crianças, num período que compreende outubro de 2011 a dezembro de 2012.

PÚBLICO-ALVO: JOVENS E ADULTOS
Em se tratando de uma organização focada no educacional, criamos o programa AJA, RESPEITANDO VIDAS, direcionado aos jovens e adultos, que contempla uma série de slides e vídeos que sensibilizam o público para a problemática realidade em que vivem muitos animais,
como também informa e esclarece as leis de proteção aos animais existentes no Brasil. Por fim, este programa encoraja, elucida e ensina todos os passos para se fazer uma denúncia de maus tratos ou flagrantes de abandono. Ressaltamos, neste aspecto, a importância de sermos efetivamente cidadãos, fazendo a nossa parte ao darmos nossa voz em ações de proteção aos animais vítimas da violência e que, por si não podem se defender.
No dia 26 de outubro de 2012, o setor educacional da AJA inaugurou seu projeto-piloto na Escola Educar-se para uma turma de 32 alunos do 2º ano, do Ensino Médio. Percebemos que nesse primeiro encontro nutrimos naqueles jovens sentimentos nobres para com os animais, proporcionando, através desse método de educação, um alargamento dos sentimentos humanitários para com o respeito à singularidade de cada uma das formas na qual a vida se expressa no mundo animal.
Nesses encontros, ressaltamos que o abandono de animais é crime e que se a AJA recolhesse os animais abandonados estaria respaldando essa ação criminosa e contrariando frontalmente sua proposta educacional, pois estaria não só deseducando a população, como também, incentivando o abandono.
Entendemos, contudo, que educar não significa somente aprender. É preciso que os conhecimentos transformem-se em atitudes. Portanto, com essa pedagogia de sensibilização, de esclarecimentos e informações e, sobretudo com a pedagogia do comprometimento e do respeito, fomentaremos as atitudes benevolentes para com os animais em busca de uma cultura da paz e da compaixão entre os seres humanos e não humanos.
Portanto, a AJA, ao se dedicar a um programa educacional de cunho ético que tem por objetivo o compromisso com o bem-estar dos animais de estimação, decidiu lutar pela justiça, pela liberdade e pela dignidade da vida animal, pois entende que a educação permitirá a tomada de consciência e a abertura à solidariedade e à responsabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário