TUTORIA RESPONSÁVEL COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Na realidade vigente de maus tratos, abandono e procriação indevida, torna-se imprescindível difundir a ideia de tutoria responsável. É preciso muita cautela e prudência na hora de adquirir um animal de estimação, considerando que você assumirá uma responsabilidade por uma vida que poderá durar no mínimo uma década. Ao assumir esse cuidado com uma vida, é preciso assumir também a noção de que a manutenção desse cuidado exigirá uma prontidão ao atendimento integral das necessidades desse animal, o que inclui dispor de tempo, dedicação, dinheiro e, principalmente, amor e respeito.
Ser um tutor responsável significa dizer que ninguém é dono nem proprietário de seu animal de estimação, afinal, nenhum animal é um objeto do qualse pode usar e depois jogar fora, doar, vender ou trocar, sem nenhum critério ético. Nós somos tutores e, portanto, temos o dever ético de zelar e preservar a vida deles, provendo-os em suas necessidades. Um dos principais pilares da tutoria responsável é a castração, a qual assegura a saúde e a longevidade do animal de estimação, diminuindo os riscos de desenvolvimento de tumores de mama e do sistema reprodutor, além de transtornos provocados pelo cio como agressividade e micção em local indesejado. A castração traz benefício preventivo não apenas para o animal, como também para a sociedade e a saúde pública, pois reduz os índices de natalidade, de abandono e de maus tratos. Castrar é um ato de responsabilidade e, sobretudo, de cidadania.
A visão antropocêntrica que equivocadamente colocou o ser humano como senhor do mundo, e que há séculos nos faz “coisificar”, escravizar, discriminar e matar outras espécies de vida, exercendo poder sobre elas, adentrando, inclusive, em juízo de desvalor, já está ultrapassada. Todos estamos encadeados e entrelaçados num sistema vivo interdependente e tudo o que existe tem seu papel, sua função e sua importância no planeta. Façamos a parte que nos cabe, incentivando as ações educacionais necessárias para a transformação dessa realidade. Cuide, ampare, adote, preserve. Eduque-se!
Lembre-se: Maus-tratos e abandono de animais são crimes previstos na Lei Federal 9.605/98, art. 32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário