No dia 07 de novembro próximo a Ong AJA – Ações Educacionais pelos Animais participará do VIII Seminário de Ética e Direito Animal: Direitos Animais – Direitos Humanos, na USP (Universidade de São Paulo), promovido pelo grupo Diversitas - Núcleo de estudos das diversidades, intolerâncias e conflitos.
Representando a AJA – Ações Educacionais pelos Animais, Clarice Paim Arnold discorrerá sobre a experiência do ensino dos direitos animais nas escolas, atendendo ao tema “Educação” como parte integrante do programa do Seminário.
Clarice lembra que, no ano de 2011, a AJA inaugurou o programa educacional “AJA, respeitando vidas” para o público infantil e, em 2012, foi lançado o segundo programa voltado para os jovens e adultos.
O que motivou o grupo a ingressar na esfera educacional está no descaso aos direitos animais, fruto de uma educação somatofóbica e, portanto, especista, que negligencia o respeito à vida animal, tanto no âmbito familiar como escolar.
O objetivo maior desse trabalho reside na educação humanitária, que visa capacitar os alunos a aprender, pensar, cuidar, encorajando-os a fazer o bem para todos os seres sencientes, bem como a respeitar e agir tendo as melhores qualidades dos seres humanos como guia.
Enfrentamos desafios, como salienta Clarice, como a carência de voluntários com disponibilidade de tempo, bem como a falta de recursos financeiros para a produção de material didático.
Entre outras dificuldades, cabe ressaltar a falta de reconhecimento de boa parte da comunidade para a importância de um trabalho educacional voltado à ética animal.
Este trabalho, que já atingiu 5.786 crianças, jovens e adultos, desperta, especialmente nos jovens, a vontade de colaborar e ingressar em um trabalho voluntário pelos animais.
Em reconhecimento às ações educacionais, o coordenador do Serviço de Vigilância Sanitária da cidade de Vera Cruz convidou a AJA para uma parceria para atuar em 2015 nas escolas da cidade e do meio rural.
Clarice ainda apresentará no evento alguns tópicos do programa AJA, respeitando vidas em slides que esclarecem o especismo existente em nossa sociedade antropocêntrica, adentrando, a seguir, na senciência existente em todos animais humanos e não-humanos que os iguala em direitos. A seguir, mencionará a Declaração Universal dos Direitos Animais, de 1978, bem como a Constituição Federal do Brasil, de 1988 como exemplos de tutela aos animais. Por fim, esclarecerá a Lei dos Crimes Ambientais 9.605/98. Prosseguirá a exposição com informaçõessobre a guarda responsável com os animais de estimação e um passo a passo de ações positivas que resultam em benefícios tanto na vida dos humanos como dos animais.
Conclui, dizendo que “somos uma Ong que, com ineditismo na cidade e região, trabalha com uma educação de valores que estimula o pensamento crítico, sensibiliza e desperta a compaixão e o respeito para com a vida em todas suas manifestações.”
”A seleção do Programa Educacional da AJA foi recebida com muito orgulho e alegria por todos os voluntários, principalmente por se tratar de um encontro que reúne expoentes no estudo e pesquisa em Direitos Animais. Esta conquista agrega ainda mais responsabilidade e motivação para o nosso grupo, pois traz o reconhecimento a um trabalho realizado com muito esforço e dedicação."
Presidente Kassiele Thaís Rusch
Nenhum comentário:
Postar um comentário