quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Animais em Santiago do Chile

Relato de uma de nossas voluntárias reforçando que com educação, consciência e respeito pode-se fazer muito pelos animais.


No primeiro dia em que chegamos a Santiago já fui surpreendida ao perceber que em nosso Hostal circulava livremente uma linda e simpática SRD porte grande, Gynni estava escrito em sua plaquinha de identificação.
Saímos em Santiago e me chamou a atenção o grande número de cães de grande porte que ficavam pelas ruas. 
Muitos deles usando roupinha, outros com coleira e identificação, todos muito dóceis e educados.
Notei também que nas praças existem vários locais com casinhas, cedidas pela prefeitura, nos pontos de ônibus observei potes de água fixados com arames.
Na verdade demorei para entender, quem cuidava deles!
Questionei um universitário chileno que confirmou que eram cães de rua e "TODOS" cuidavam deles, as pessoas que moram nos prédios, os estudantes, trabalhadores do bairro.
Todos bem alimentados e dóceis. 
Não conseguia acreditar!
Fiquei emocionada em saber que conseguem se manter na rua graças ao respeito e ajuda das pessoas.
Em Santiago do Chile os cães comunitários são muito comuns, ficamos 6 dias na cidade e não vi em nenhum momento serem enxotados ou mal tratados.
Em restaurantes, cafés e parques turísticos os funcionários sabem seus nomes e cuidam com muito carinho, no Parque Bicentenário de La Infância que é proibido entrar com mascotes havia um cãozinho porte médio com roupa e coleirinha e ficava junto a um funcionário.
Outra surpresa foi os agentes de trânsito que cuidavam de um estacionamento em uma praça e tinham próximo a eles dois enormes cães uniformizados que viviam ali naquela praça.
Crianças acariciam cães de rua/comunitários enormes que ficam deitados nas pracinhas limpas e bem cuidadas no Bairro Plaza Itália.
Espero muito e trabalho para isso em um dia ver pessoas conscientes que entendam que o respeito a todas as formas de vida é uma obrigação humana e que podemos conviver com cães em espaços públicos de forma pacífica e respeitosa.
No Chile os cães vivem muito bem nas ruas, recebem carinho, comida e liberdade, pois não há ameaça por parte dos humanos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário